faixa teste.png

Blog INFOSW

Os dados são o novo petróleo


“Os dados são o novo petróleo”, a famosa frase dita por Clive Humby, matemático londrino, especializado em ciências de dados.


Essa frase tem ganhado cada vez mais peso, e como você tem cuidado do seu petróleo?


Para onde seus dados podem te levar?


O futuro chegou e as empresas que tiverem seus dados bem estruturados e orientados, terão uma grande vantagem competitiva, pois estratégias bem definidas e sólidas são diferenciais.


Muitos empreendedores falam, isso é só para grandes empresas, pois possuem um grande orçamento dedicado para isso.


Quem pensa assim, está completamente equivocado! A governança de dados é útil e necessária para empresas de todos os tamanhos e segmentos. A vantagem de ter a informação correta na hora certa, poderá definir estratégias certeiras baseadas nos dados que possuem.


Muitos pensam que fazer uma governança de dados, pode se tornar um processo caro, e muitas vezes desastroso. Não é tão complicado assim.


Existem diversas alternativas aos complexos e caros data warehouse do passado.


Alguns fatores importantes, para implementar a governança de dados são:


  • Entender qual é a informação e como ela está organizada, se é que está!

  • Saber quem é o responsável (cuida) da informação?

  • Para que serve?

  • Quais os benefícios obtidos?

  • Quais áreas podem ser afetadas?

  • A segurança na guarda das informações.


Se sua empresa não possui um profissional interno responsável pela governança dos dados, é importante procurar ajuda externa de uma consultoria ou assessoria, para lhe ajudar nessa empreitada.


O objetivo não é montar um projeto grandioso ou caro, e sim um projeto bem pensado, com escolha de pessoas para formar uma equipe coesa, que entenda do assunto e seja bem integrada.


A consultoria/assessoria, trabalhará em paralelo aos negócios da sua empresa. Esta analisará o processo com melhoria contínua e constante, gerando assim insights, direções e indicadores extraídos dos dados para alinhamentos aos objetivos da empresa.


Uma vez implantada a cultura da governança de dados na cultura da empresa, a tendência é a melhoria contínua, desde que tudo fique documentado, criando uma empresa verdadeiramente estratégica, com a informação certa, no lugar e momento correto.


Só recapitulando, tenha os dados de sua empresa, organizados, estruturados e seguros!


E para finalizar, pense o quanto sua empresa terá valorizado seus negócios, marca, perante seus funcionários, clientes e mercado?


Posts recentes

Ver tudo