top of page
faixa teste.png

Blog INFOSW

Como a Binario tornou a Nita Alimentos em um case de sucesso dentro do armazenamento em nuvem?

Na realidade das empresas, é natural estarem sempre buscando e se desafiando a se tornarem cada vez mais produtivas e eficientes, principalmente tendo em vista que em muitos momentos investir na infraestrutura acaba não sendo uma alternativa que acompanhe financeiramente o desafio em questão.

Falando na segurança de empresas e dicas para o setor de TI, as empresas que possuem destaque no mundo, já possuem seu armazenamento em nuvem, sendo um recurso mais ágil, eficiente e econômico. Pensando nesse cenário, trouxemos o case da Nita Alimentos realizado pela Binario para contextualizar e poder apresentar a melhor solução do mercado:

A Nita Alimentos é uma indústria nacional, que se tornou referência em produtos à base de trigo. A indústria possui como objetivo inovar com o amplo estímulo a novas ideias e diante desse objetivo, a Nita teve a necessidade de se abrir para a transformação digital, iniciando com adoção de computação em nuvem. Ao longo do tempo, ela passou a investir na sua capacidade de produção, recursos humanos e tecnológicos, assim contou com um ambiente em nuvem de alta disponibilidade para poder aumentar a sua produtividade. Mas antes da Nita Alimentos, migrar sua operação para o armazenamento em nuvem, a indústria tinha sua operação alocada em um Data Center local, que apesar de muito bem organizado, requer alto investimento em Capex além, de exigir muita atenção da equipe técnica, tendo como consequência a redução da produtividade. Mediante a utilização de sistemas robustos na indústria, as áreas de Negócios e o setor Administrativo da Nita Alimentos, necessitava de um ambiente estável, com alto poder computacional e baixa latência de rede.


O contexto da Nita Alimentos, era de aproximadamente:




Para chegar em uma solução adequada, após a realização do pré-assessment, foi possível analisar a conectividade e identificar que esta poderia ser um passo com falha. Assim, foi decidido a contratação de um serviço lan-to-lan, sendo possível conectar a sede da Nita diretamente ao data center, resultando no aumento da segurança, na redução da latência de acessos e melhor gerenciamento da infraestrutura. Além do mais, as equipes responsáveis, escolheram seguir um framework diferenciado para a migração do ambiente, tendo como objetivo performance e eficiência das aplicações, assim como a instalação de uma solução VDI (Virtualização da Estação de Trabalho), isto é, diminuir o tempo de resposta das aplicações.

Diante do direcionamento, o ambiente estava estável com a infraestrutura local, ficando definido como o primeiro passo da jornada para a nuvem a implantação do serviço de backup com armazenamento em nuvem, assegurando a resolução dos dados e mais segurança para as informações da indústria. Em seguida a realização dos testes de cópias das máquinas virtuais do ambiente local para a nuvem, seguiu-se o projeto a partir da instalação de novas máquinas, tal como a re-instalação dos softwares utilizados pela Nita. Esta estruturação possibilitou a posterior migração dos dados com maior eficiência e reduziu os riscos de migração de erros decorrentes da estrutura antiga.


A atuação das equipes da Nita Alimentos, terceiros e da Binario Cloud, em conjunto foi essencial para o sucesso da migração para a nuvem, sendo necessária uma maior complexidade na interação dos times envolvidos no processo. Atuamos com o time de TI da Nita Alimentos no gerenciamento do projeto, intermediando e organizando o trabalho das equipes, o que proporcionou na otimização de esforços e garantiu a eficácia nos resultados obtidos. A migração do ambiente da Nita Alimentos para a nuvem foi o primeiro passo no processo de transformação digital, essencial para garantir o crescimento da empresa no segmento da indústria alimentícia. Hoje, toda sua infraestrutura produtiva está no ambiente de cloud, como resultado de um projeto completo de modernização da infra para uma solução segura e de alto nível.


Olhe alguns depoimentos desse processo:





Em suma, o resultado foi positivo na entrega de um ambiente reconstruído e com mais maturidade, não ficando com nenhum vício ou problema do ambiente anterior, conseguindo entregar maior performance aos serviços, segurança para o ambiente e reduzindo as demandas da equipe de TI da Nita, que pode atualmente, direcionar seus esforços para novas implementações tecnológicas, com o objetivo de proporcionar melhorias constantes para a indústria.

Faça como a Nita Alimentos, venha para a melhor alternativa de cloud computing, comparado com as soluções tradicionais, sem correr sustos com variação cambial, a Binario Cloud é uma empresa brasileira e com isso o investimento será em reais. Se você quer saber mais sobre as soluções Cloud da Binario, clique aqui!


Esse case foi desenvolvido por Luana Nogueira, Head of Marketing na Binario,

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page